Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Carga Horária

855 h/a

Vagas

Limitadas

Periodicidade

Mensal

Data Início

24/04/2024

Data Término

2026

Quarta-feira

14h às 18h
19h às 23h

Quinta-feira

8h às 12h
13h às 17h

Sexta-feira

8h às 12h
13h às 17h

Sábado

8h às 12h
13h às 17h

Objetivo

Formar especialistas aptos a estabelecer um diagnóstico diferencial de todas as formas de dor que se manifestam na região orofacial, tanto as provocadas por disfunções temporomandibulares, musculares ou articulares, como aquelas com origem em mecanismos de convergência, projeção, sensibilização periférica, e doenças sistêmicas, e que tenham capacitação nos conhecimentos necessários para elaborar um plano de tratamento, inter ou multidisciplinar, de controle da dor para pacientes que apresentem uma complexa manifestação de dor crônica orofacial.

Programa

As disfunções temporomandibulares (DTM) e outras condições de dor orofacial, incluem uma grande quantidade de problemas não resolvidos para a profissão odontológica e para o povo em geral. Coletivamente, eles são um significativo problema de saúde pública, com uma prevalência equivalente a outras das mais importantes doenças que ocorrem na área da odontologia. As disfunções temporomandibulares propriamente ditas, incluem um grupo de problemas clínicos que incluem os músculos da mastigação, as articulações temporomandibulares, ou ambos. Esses problemas são considerados como uma subclassificação das disfunções músculo-esqueléticas, e já foram identificados como sendo uma das maiores causas de dor na região orofacial. O sintoma mais comumente presente é a dor, que é frequentemente agravada pela mastigação ou outra função mandibular. A dor pode também estar acompanhada por limitação dos movimentos mandibulares, sensibilidade muscular à palpação, articulação dolorida ou ruídos articulares. Além disso uma dor na região orofacial, pode interferir seriamente na qualidade de vida do indivíduo.

Sinais e sintomas de DTM podem estar associados, tanto com condições específicas das articulações temporomandibulares tais como artrites, artroses, capsulites, desordens do disco articular, como com alterações nos músculos mastigatórios como espasmos, contraturas, miosites. Hábitos orais como o bruxismo e suas possíveis sequelas (desgaste excessivo dos dentes ou mobilidade dentária), podem ser problemas relacionados. Além disso, fatores comportamentais e psicossociais, aparecem associados a muitas dessas alterações, e devem merecer uma atenta consideração quando se estiver tratando tais pacientes. Isto é particularmente importante, quando a dor for crônica. Uma dor na região orofacial pode também ser originária de doenças dentárias, neurológicas, otorrinolaringológicas, vasculares, neoplásicas ou infecciosas, isto é, sem relação com problemas na ATM ou nos músculos mastigatórios. Todos os fatores mencionados devem ser obrigatoriamente considerados, durante o processo de estabelecimento de um diagnóstico diferencial. O tratamento de pacientes com dores orofaciais, especialmente as crônicas, requer um adequado conhecimento (e sua aplicação), de aspectos importantes de medicina e psicologia clínica, além daqueles de odontologia. Um diagnóstico diferencial cientificamente embasado, evita tratamentos desnecessários, invasivos, irreversíveis e muitas vezes iatrogênicos. Além disso, o estudo dos distúrbios do sono, polissonografia, bruxismo do sono, ronco e apneia do sono são de grande importância para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

Cirurgiões-Dentistas

Análise de Currículo e Entrevista On-line em 06/03/2024.

Ficha de inscrição, cópias (CPF, Carteira de Identidade, CRO, Diploma e Histórico da Graduação, Certidão de Nascimento/Casamento, Comprovante de Residência) e Currículo Vitae.

Ficha de Inscrição pelo whats 51-99393-6612 ou pelo e-mail: uniabo@abors.org.br

24 x R$ 1.400,00 – Sócios ABORS

24 x R$ 1.550,00 – Não Sócios

Corpo Docente

Especialista em DTM e Dor Orofacial ABO/RS 
Mestre em Farmacologia e Terapêutica UFRGS

Especialista em DTM e Dor Orofacial ABORS 

Especialista em DTM e Dor Orofacial e Mestre em Ciências Médicas

Especialista em DTM, Dor Orofacial e Implantodontia

Especialista em DTM e Dor Orofacial
Especialista em Dor e Medicina Paliativa UFRGS
Doutora em Ciências Médicas UFRGS

Especialista em DTM e Dor Orofacial ABO/RS
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial ABO/RS
Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial PUC/RS

Especialista em DTM e Dor Orofacial UFPr

Mestrado em Ciências Odontológica UFSM

Doutorando UNIFESP

Capacitação em Odontologia do Sono- Instituto do Sono – SP

Equipe Médica Interdisciplinar

Farmacologia/ Medicina paliativa/ Fisioterapia/ Medicina do sono/ Neurologia/ Cefaleia/ Nutrição Funcional/ Otorrinolaringologia/ Psicologia/ Psiquiatria

Tem Alguma Dúvida?